Pular para o conteúdo
Início » Novidades » Neurocirurgia » Neurocirurgiã de Blumenau concorre ao prêmio de melhor pesquisa internacional

Neurocirurgiã de Blumenau concorre ao prêmio de melhor pesquisa internacional

A neurocirurgiã Danielle de Lara, que atua no Hospital Santa Isabel, em Blumenau (SC), concorrerá ao prêmio de melhor pesquisa internacional com dois trabalhados selecionados.

Eles serão apresentados nos dias 16 e 17 de fevereiro, no Congresso Americano de Neurocirurgia da Base do Crânio, em Orlando, na Flórida.

“Entre quase 500 pesquisas enviadas de todo o mundo para concorrer à premiação, tive a honra de ter as minhas duas pesquisas selecionadas. Fico muito grata em representar meu país em um evento renomado como este”, comemora Danielle.

Um dos trabalhos da especialista trata sobre a qualidade de vida em pessoas que são submetidas ao tratamento de doenças cerebrais. “O objetivo desta pesquisa foi entender como fica a qualidade de vida das pessoas que necessitam fazer uma cirurgia do cérebro, como tumores cerebrais e traumatismos cranianos, visto que, a avaliação de qualidade de vida é um assunto que vem crescendo bastante dentro da medicina”, explica a médica. O propósito, de acordo com a especialista, seria entender a qualidade de vida que estas pessoas têm após os procedimentos. “Sempre nos preocupamos em encontrar a melhor cirurgia, o melhor remédio, a melhor radioterapia, mas não sabemos como ficam estas pessoas depois de todos estes procedimentos. Vale a pena passar por isto? O que podemos estudar para informar ao paciente como ele ficará após os procedimentos? Este é o propósito principal da pesquisa”, afirma Danielle.

A pesquisa reuniu dados de pacientes da Europa, Estados Unidos, Japão e Brasil. Na palestra, durante o Congresso Americano de Neurocirurgia da Base do Crânio, serão apresentados os dados coletados, para que, antes de realizar um procedimento, os médicos saibam o que os pacientes enfrentarão posteriormente.

A segunda pesquisa selecionada de Danielle aborda uma nova técnica de tratamento cerebral que combina as técnicas de cirurgia cerebral por vídeo e por cateterismo. “Esta pesquisa estuda um tratamento que está sendo desenvolvido e aplicado no Hospital Santa Isabel, para tratar doenças da base do crânio, em que há um defeito do osso, que fecha o crânio. Com uma técnica combinada de cirurgia através do nariz, por vídeo, ela é associada a cirurgia por cateteres. Este procedimento se torna uma alternativa ao tratamento convencional, em que se abria o crânio do paciente para realizar o procedimento”, explica. A neurocirurgiã apresentará os resultados obtidos com esta técnica.

Evento

O Congresso Americano de Neurocirurgia da Base do Crânio, em Orlando, na Flórida, acontece de 15 a 17 de fevereiro, e é promovido pela Sociedade Americana de Neurocirurgia da Base do Crânio e reúne anualmente especialistas de neurocirurgia de todo o mundo. O objetivo do evento é divulgar informações sobre doenças envolvendo a base do crânio, com o propósito de facilitar os avanços científicos para o tratamento de pacientes com distúrbios da base do crânio.

O tema deste ano é: Trabalho em Equipe e Colaboração Multidisciplinar na Cirurgia da Base do Crânio e envolverá cursos pré-encontro, painéis, temas do momento, debates, sessões de vídeo e várias sessões de trabalhos oferecidos.